A História da Valda

Inventadas em 1902 pelo farmacêutico Henri Canonne, as pastilhas Valda foram um dos primeiros produtos farmacêuticos industrializados. Por conterem substâncias anti-sépticas, eram o único medicamento capaz de combater as doenças respiratórias que apavoravam a população. Graças as suas qualidades farmacêuticas, as pastilhas Valda começaram a correr mundo afora a partir de 1912 e chegaram ao Brasil em 1914 conforme anúncios publicados na revista "Caras e caretas".

O Sr. Eugène Barrenne, empresário do setor farmacêutico, começou a vender as pastilhas em 1925. No início, elas eram importadas da França e colocadas no mercado brasileiro através das farmácias e drogarias.

Por volta de 1935, a fabricação local do produto tornou-se indispensável.


O Sr. Barrenne comprou um terreno em São Cristóvão e construiu uma fábrica.
Procurou o criador da Valda, Henri Canonne e pediu financiamento somente para a compra das máquinas e o know-how de fabricação das pastilhas.
Henri não só concordou em fornecer as máquinas como mandou um técnico francês ao Brasil a fim de orientar a montagem do Laboratório do Rio.

As pastilhas Valda conseguiram então em abril de 1936 o registro de medicamento outorgado pela Diretoria de Defesa Sanitária Internacional e da Capital da República - Departamento nacional de Saúde Pública.
Entre 1937/38, a fábrica começou a funcionar, com o nome de Sociedade Farmacêutica Bresival Ltda. e comercializou os produtos Valda até 1975.



A partir desta época, o herdeiro desta grande tradição farmacêutica, Dr. Jacques Canonne, farmacêutico, presidente do grupo Valda, decidiu assumir o destino das famosas pastilhas criando o laboratório Valda, cuja razão social foi modificada para Laboratório Canonne em 1986.

Nos últimos anos de sua vida, seu interesse profissional voltou-se para o setor alimentício e mais particularmente para o da confeitaria, extensão natural dos produtos Valda.


No site está a história da Valda com a Rádio Nacional e convido a todas vocês a conhecerem neste link:


valda.com.br/historia.html


E aí, o que vocês acharam da história? Comentem!!! Bjs... Jac

Unknown

2 comentários:

  1. Não comhecia a Historia da Valda, Uso e adoroooo.


    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tb não conhecia muito bacana, gosto de saber das histórias dos produtos, ds fabricas... tem muita história bacana, caso de sucesso como esse...

    ResponderExcluir