Análise Capilar




Estas três últimas semanas foram bem difíceis para mim. Não que as outras semanas fossem facéis, mas aconteceu um turbilhão de coisas que nãi imaginei que irira tanto mexer comigo. Algumas coisas comentei com vocês (calotes, pessoas que mudam de uma outra para outra, desprezo) e outras que não falei aqui (meu pai doente, minha mãe com suspeita de câncer, uma amiga que se suicidou, insatisfação com meu emprego). Eu já tenho um problema chamado Psoríase que se agrava muito quando estou sob stress, mas nem imaginei que a queda capilar acentuada que me acometeu estes últimos dias poderia também ser um dos seus sinais. Meu cabelo está caindo muito, em tufos e fui fazer a análise capilar pra ver como estava a saúde das minhas melenas.



Antes da análise, respondi algumas perguntas:

  1. Quais químicas tinhas no meu cabelo? (Progressiva e Coloração)
  2. Qual progressiva que eu fiz? (Sem Formol)
  3. Quantos dias eu não lavava a cabeça? (Dois dias)
  4. Qual xampu, condicionador e leave-in estou usando? (Todos da linha Acquaflora - Manutenção do efeito liso com efeito pró gravidade)
A análise é feita com um aparelho semelhante a este que aparece nesta postagem, onde a imagem é ampliada 250 vezes para que não se perca nenhum detalhe. O diagnóstico de stress foi confirmado (o couro cabeludo fica com manchas vermelhas, algumas partes feridas e vários fios caídos com bulbos expostos). A raíz também estava oleosa, o que é normal em cabelos submetidos à progressiva, pouca caspa. O que me deixou bem animada foi a análise da extensão dos fios que comprovou que meus cabelos estão saudáveis e com muitas poucas pontas duplas(eba!!!!), nenhum fio quebrado.

Eu amei!!! Agora estou mais aliviada e preciso sair deste stress (ou saber como lidar melhor com ele!!!). O importante é que independente do diagnóstico precisamos cuidar muito bem da saúde dos fios para que os cabelos permaneçam sempre lindos!!! E hoje eu vejo que o ritual que faço com meus cabelos está valendo a pena:

  • Uso produtos bons e de ótima procedência;
  • hidrato uma vez por semana com creme ou ampola de hidratação;
  • faço cauterização ou queratinização uma vez por mês;
  • corto as pontas pelo menos a cada dois meses;
  • uso filtro solar capilar se fico muito tempo exposta ao sol.
E aí, alguma de vocês já fez uma análise capilar???

Unknown

8 comentários:

  1. nossa Jac que tudo (de bom)... não me canso de escrever aqui que este blog é nota 10! Na minha opinião tem blog e "blog" ...

    Você não se cansa de procurar novidades as leitoras mesmo né???

    Obrigada por me manter atualizada...

    Nane
    ;)

    ResponderExcluir
  2. nunca fiz.. mas agora você me deixou com vontade de saber como anda meu cabelo rsrs
    eu só passo descolorante e faço chapinha sempre hahaha.. melhor eu nem ir ou a dona do sãlão vai pensar que sou louca rs
    kisses

    ResponderExcluir
  3. eu quero fazer? onde eu faço?

    ResponderExcluir
  4. Que interessante Jac.
    Eu ja havia ouvido falar dessa análise porém não fiquei sabendo de alguém que realmente o tivesse feito! rs.

    ResponderExcluir
  5. Eu já fiz sim. E me assustei com a quantidade de oleosidade no couro cabeludo!! Eu tenho uma amiga expert em cabelos; e foi ela quem fez. É bem interessante; dá pra visualizar exatamente qual o estado do seu cabelo e couro cabeludo. E com isso, dá para ser mais preciso no diagnóstico.

    Espero que todos estes problemas sejam passageiros; e para os mais difíceis; força. Exixtem dificuldades, mas com força e coragem superamos. Força e coragem, amiga!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Realmente o stress acentua a queda de cabelo mas segundo especialistas tem certas épocas no ano, como agora, onde os cabelos caem mais porque é um sistema natural do corpo de renovação ... eu mesma estou com vários fios de cabelos novos rescendo e eles ate ficam espetadinhos hehehehe

    Pelo menos estão crescendo novamente né???

    Putz amiga tá passando por um turbilhão de coisas hein ... que Deus esteja sempre ao seu lado olhando por ti e pela sua família. Eu pelo menos estou ... se precisar de mim já sabe!

    Adoro você por ser esta pessoa tão serena, de bem com a vida e pelo "pouco" que te conheço de sofrer calada ...

    Nane
    :)

    ResponderExcluir
  7. Nossa, preciso urgentemente encontrar onde tem um salão com uma maquininha dessas, preciso saber como anda a saúde dos meus cachos, gostei muio desse post.
    Bjussssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Que legal!
    Esse tipo de análise é feita em salão?
    Fiquei com vontade de fazer também. Meu cabelo também tá caindo muito. =/
    Beijos!

    ResponderExcluir