Meu Fetiche por Livros


Sou fascinada por leitura. Antes de aprender a ler e a escrever, meu pai já comprava pra mim gibis do Snoopy, Garfield pra que eu fosse me familiarizando com o mundo das letras. Depois que aprendi a ler, vieram os gibis dos personagens da Disney e da Turma da Mônica, mas por achar a leitura fácil demais, me aventurava nos gibis dos personagens da Marvel e com 9 anos para desespero da minha mãe, estava lendo os históricos romances de Bianca, Júlia e Sabrina. Não sei o porquê que eu sempre tinha a tendência de ler e querer ler sempre o que estava à frente da minha época ou leituras que muitas pessoas classificavam de "leitura difícil", como a Bíblia. Aliás, para quem já a leu duas vezes, não acha nada difícil, muito pelo contrário, por isso de todos é o meu livro preferido.

Quando eu estava na 8ª série meu professor de Língua Portuguesa resolveu sair da linha que outros professores da mesma matéria faziam em sala de aula. Em vez de dar um livro da Série Vagalume para os alunos lerem e depois explicar oralmente algumas páginas estipuladas, ele resolveu atacar com Amor de Perdição e Amor de Salvação de Camilo Castelo Branco. Me lembro como se fosse de manhã, como meus colegas reclamavam da leitura! Mas através da leitura destes livros (e da nota com louvor que tirei com a explicação do que li, a merecida nota 10), passei a gostar cada vez mais de palavras rebuscadas, que não são muito usadas no cotidiano.

Lembro-me também na época que minha mãe trabalhava como costureira, ao tirar os moldes no papel manilha, as sobras deste papel que caíam no chão, eu e meu irmão aproveitávamos para montar nossos próprios livros ilustrados... eu sempre escrevia um romance e meu irmão sempre escrevia "As aventuras de Billy", um boneco do Comandos em Ação (acho eu, não me recordo bem) que ele desenhava com perfeição.

Agora cursando Pedagogia, sempre me vejo lendo livros voltados para esta área (Piaget, Vigotsky, Paulo Freire), mas nada se compara a livros de Poesias, Crônicas, Contos, Ficção que me fascinam tanto. Graças a tecnologia, hoje podemos baixar no celular ou no tablet um e-book e passar horas lendo. Eu sempre tenho um horário tranquilo no meu estágio, durante duas horas (hora do "soninho" das crianças), que fico entretida com meus e-books que estão no meu smartphone, mas nada se compara a pegar em um livro, sentir o cheiro e a textura das páginas e quando este livro é autografado, olhar sempre com carinho para aquela escrita. 

Tão apaixonada pela leitura e pela escrita que estou pensando em escrever um livro. Não sei se serei bem sucedida, mas mesmo que seja um ebook, vou voltar no tempo em que eu escrevia meus romances no papel manilha. Muitas vezes sonho alto mas nem sempre tiro os pés do chão. Depois disto me faltará apenas plantar uma árvore... rs


Unknown

7 comentários:

  1. Que bom saber disso. É dificil no Brasil encontrar pessoas que gostem de ler. Eu me lembro de na infancia ler varias revistinhas em quadrinhos do Ze Carioca na casa dos meus primos. É muito bom ler, principalmente sobre temas que nos interessam, é ótimo passar uma tarde de frio lendo, rs. Arrisca escrever o livro sim. Melhor se arrepender por ter escrito um lixo do que se arrepender por nao ter tentado. Hahaha, avisa se for escrever. Abraços

    ResponderExcluir
  2. muito bom, tbm querop escrever um livro, ja comecei 2. tenho ideia pra mais 2.
    escrevo contos, e poemas, rs
    mas por ser tao inquieto, só começo os projetos, =|
    dhsaudah
    mas quem sabe um dia neeh, hehe
    bj ate breve

    ResponderExcluir
  3. Jac, tenho absoluta certeza de que será, sim, bem-sucedida; sua escrita perfeita denuncia o futuro sucesso e os anos de leitura presentes e passados. Tocou-me o fato de você dizer que nada se compara ao cheiro e à textura do livro, pois sinto exatamente assim: se não consigo roçar a página e aspirar a tinta, invariavelmente o teor da leitura se perde. :-) Amo esse eau de parfum em que nenhum Boticário supera as gráficas, hehehe! Beijos e MUITO sucesso nas escrevices!

    ResponderExcluir
  4. Sou super viviada também. Gosto de biografias e livros sobre rock dos anos 80. Já li quase todos!! Agora não consigo ler no notebook ou no celular... sou antiga nesse sentido, prefiro o livro mesmo!

    Blog Mistureba
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ser fascinado por leitura é uma virtude maravilhosa, significa que a pessoa tem conteúdo!

    ResponderExcluir
  6. Acho que encontrei minha irmã siamesa! Também sempre fui doida por livros, gibis e coisas desse tipo. Eu leio alguns livros que estão a minha frente e me divirto muito com eles. Acho que a leitura não é só algo prazeroso, mas também uma aventura a cada página.

    Gostei muito de seu blog e faço questão de seguir. Vou mandar o meu, e se quiser pode dar uma conferida lá! ^^ http://iampurplepineapple.blogspot.com/

    Cósquinhas e gibis pra ler em dia de chuva tomando chocolate quente.

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog....
    te add...
    me add tabm...
    http://blogdanatthy.blogspot.com/
    bjos

    ResponderExcluir