Pin-ups


As preferidas das maiorias das blogueiras, as Pin-ups (Garotas do Calendário) animaram gerações de homens, principalmente os soldados da segunda guerra mundial, também estampando paredes de garagens e casernas.

Pin-up pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos.


No fim do século 19 o teatro de revista transformava dançarinas em estrelas, fotografadas para revistas, anúncios, cartões e maços de cigarros. 

Na década de 40 viveram o auge do sucesso. Eram carinhosamente chamadas de "armas secretas" pelos soldados americanos e serviam de alívio para os pracinhas que arriscavam a sua vida nos campos de batalha. 


Eram sensuais e ao mesmo tempo inocentes. A verdadeira pin-up jamais poderia parecer oferecida ou vulgar, apenas convidativa. Vestiam peças de roupa que deixavam à mostra pernas suntuosas e cinturas definidas. Nesta época, em que mostrar as pernas era uma atitude subversiva e ser fotografada nua um atentado ao pudor, já era o bastante para alimentar a fantasia dos marmanjos.

As pin-ups mostraram o poder das mulheres muito antes do feminismo e da revolução sexual. Nas décadas que antecederam o surgimento desses movimentos libertários dos anos 60, a ilustração e a fotografia de garotas atraentes ou famosas já revelavam os primeiros sinais da liberação feminina, ao mostrar o poder do corpo e da sensualidade da mulher na cultura popular.







Unknown

3 comentários:

  1. bons edesenhos e pinturas!
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    zoeirasanimada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro as pin ups! Amo vintage!!!!! Adorei seu blog!!! bjs

    http://fofurisis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esses desenhos de pin ups saõ ótimos ...



    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir