Desabafos da blogueira


Fiquei profundamente entristecida com o quadro que vi ontem. Aliás, ainda estou entristecida. Joyce Costa que foi uma das meninas da série de posts "Pin-ups brasileiras" que também é blogueira, teve uma de suas fotos usada sem autorização em um outro blog que me reservo no direito de não cita-lo aqui pois não é digno de propaganda. A Joyce foi escrachada na postagem, fato que a tem levado pensar se continua a tirar fotos e se mantém o facebook pessoal e o blog no ar.

Muitos blogueiros passam horas, às vezes dias pra montar uma postagem legal para atrair seguidores, prender a atenção dos leitores e muitas vezes promover a reflexão no dia-a-dia de várias pessoas que interagem com blogs. Ninguém é obrigado a gostar de determinado assunto que um blogueiro aborda e pode até discordar de certos aspectos expondo-se com críticas construtivas que visam o crescimento.

Não faço a mínima de quantos blogs existem no ar atualmente. Sei que há blogs de humor, poesia, música, pessoal, enfim, os mais variados assuntos. Todos os dias visito dezenas deles, comentando, muitas  vezes até procurando coisas para melhorar meu blog e fico indignada quando me deparo com uma coisa dessas que aconteceu.

Como a blogueira postou a foto sem autorização, eu postei o seguinte comentário que foi para a moderação e nem sei se irá ao ar:

"Agora que você conseguiu tanto sucesso com o post, leia atentamente esse comentário cara blogueira: de acordo com a lei n.º 24 da lei dos direitos autorais da imagem, vc não pode usar essa imagem que ilustra a postagem porque a dona da foto não te autorizou. Pelo código civil de 2012 pelo artigo 186 você está causando dano à dona da imagem e de acordo com a artigo 927 vc ficará obrigada a repara-la pelos danos causados à imagem.

Então, como o post com as imagens de Joyce Costa foram feitas no meu blog com a devida autorização da mesma, eu estou orientado a mesma a dar print dessa postagem com todos os comentários aqui feitos e que se essa postagem não foi retirada do ar em 24 horas, ela estará indo a uma delegacia mais próxima e registrará um B.O. que com certeza resultará em um processo por danos morais.

Quando eu fiz a série "Pin-ups brasileiras" em meu blog, foi para mostrar aos leitores a paixão que algumas mulheres tem por esse estilo e muitas delas vivenciam no seu dia-a-dia. Ninguém quer tirar o posto das pin-ups, como a Bettie Page, Dita, e outras.

Sinceramente, eu espero que vc blogueiro que não conheço ponha a mão na consciência e pense na próxima vez de fazer algo desse tipo. Retorno ao blog é bom, mas a que preço???"


Para quem ainda não sabe, o uso indevido da imagem é crime e se você quer maiores informações acesse esse link.

Como vocês leram, aconselhei a Joyce a procurar a delegacia e fazer um B.O. caso a blogueira não tire a postagem do ar. No lugar da Joyce eu faria o B.O. independente da blogueira tirar ou não tirar do ar. A imagem não era minha e fiquei super chateada e incomodada, imagina a própria?

Bom, estou torcendo pela Joyce e que esse desenrolar seja favorável a ela. E que esta postagem sirva de alerta a todos os blogueiros.

Unknown

11 comentários:

  1. q absurdo ohh povinho sem educação
    http://www.dicasdadacy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. teu ponto de vista é correto, mas já virou prática normal as pessoas usarem coisas na internet sem autorização.

    e coloquei teu banner lá no meu

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a coisa na Internet ta feia mesmo ... as formas de denuncia também não conseguem acompanhar o ritmo dos plágios, piratarias e etc .... lamentável. Vamos continuar lutando contra esse pessoas que não tem mais o que fazer ....

    ResponderExcluir
  4. Nessa internet não devemos colocar nada que não queremos que espalhe por aí... é muito arriscado!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, tenho de concordar com o Lucas.

    Mas realmente é uma situação chata.

    Bjos.

    Estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Lucas,a partir do momento em que você coloca algo na internet você está sujeito a todo tipo de crítica,por isso devemos pensar muitas vezes antes de postar algo.

    ResponderExcluir
  7. É verdade, existe muitas pessoas não tem criatividade, e copiam sem nem ao menos pensar. Eu também não gosto muito disso não, mas fazer o que sempre ira existir inveja, e falta de respeito!Lindo seu cantinho!

    ResponderExcluir
  8. Eu faria o mesmo Jac, parabéns pela iniciativa.
    Abraços

    Andreia Fargnoli

    ResponderExcluir
  9. Nem vi a postagem dessa "blogueira", mas fiquei abismada com a sua descrição. As pessoas estão estremamente mal educadas.

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de sair falando mal e fazendo pouco caso dos outros, as pessoas deveriam ter um pouco mais de respeito pelos outros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir