Meu filho está sofrendo abuso sexual? - Vida de Mulher


Um assunto bem pertinente depois do depoimento da Xuxa ao Fantástico e às mais de 200.000 denúncias feita ao Disque 100. Já estudei o assunto na faculdade e convivi com algumas crianças que sofreram essa violência que resultaram em traumas que elas carregaram por muito tempo em suas vidas.

Você que é mãe observe sempre seu filho. E converse sempre com ele, criando além do vínculo mãe-filho, um vínculo de amizade pois a criança tem de ter a segurança que pode confiar na sua progenitora. Antigamente os filhos tinham medo dos pais e não havia vínculo de amizade (falo isso embasada nas histórias que ouvi dos meus pais) e hoje se fala tanto em diálogo nos relacionamentos que devemos usar isso a nosso favor!


Como saber se meu filho sofre abuso?



Existe indicativos que podem ser observados, não só em nossos filhos mas em qualquer criança.

- Dificuldade para caminhar ou sentar-se.
- Lesões, cortes, machucados nos órgãos sexuais.
- Irritação da área ano-genital.
- Infecções nas zonas genitais e urinárias.
- Doenças venéreas.
- Presença de esperma.
- Gravidez.
- Dificuldades para defecar.
- Hemorragias pela vagina ou pelo reto.
- Roupa interior manchada ou rasgada.
- Hematomas no corpo, especialmente  nos genitais.
- Masturbação excessiva.
- Conhecimenos e condutas sexuais impróprios para sua idade.
- Interesse excessivo, ou rejeição total de natureza sexual.
- Comportamento sedutor.
- Depressão ou isolamento dos amiguinhos e família.
- Desordem no apetite (perda, anorexia, bulimia).
- Regressões, incapacidade para controlar esfíncteres.
- Problemas com o sono (insônia, medo e pesadelos).
- Choro contínuo.
- Excessiva agressividade.
- Temor ou rejeição a alguma pessoa.
- Baixo rendimento escolar.
- Desconfiança de si mesma.
- Negar-se a ir à escola, delinquência.
- Evidência de abusos ou incômodos nos seus desenhos, jogos ou fantasias.
- Comportamento suicida.
- Outras mudanças bruscas no seu comportamento.


A criança que sofre abuso sexual desenvolve perda da autoestima, deixa de confiar nos adultos tem e passa a sensação de que não vale nada. Se seu filho é muito falante e de uma hora para outra fica quieto, observe. Principalmente se muda na frente de determinada pessoa.
Os profissionais como psicólogos e pedagogos usam alguns métodos  para confirmar o abuso, como dar papel e lápis para elas desenharem ou bonecos para a criança contar uma história. A partir daí o especialista analisa a dimensão do abuso, caso a se confirme.


O que fazer quando é confirmado o abuso?



Se a criança contar que sofreu abuso sexual, escute-a atentamente e leve a sério. Dificilmente a criança inventa uma história desse tipo. Se você se chocar, não demonstre à criança pois isso a fará ficar retraída.

Não pressione fazendo várias perguntas ao mesmo tempo, deixe que ela fale de acordo com seu jeito. Se atropelar esse momento, ela ficará retraída novamente.

Enquanto a criança fala, anime-a e demonstre que ela pode confiar em você. Dê liberdade para ela contar tudo e de maneira alguma julgue ou a faça se sentir culpada. Ela já sente que a culpa do que aconteceu foi dela e sabemos de quem é a culpa realmente.

Prepare a criança dizendo que ela conversará sobre esse assunto com outras pessoas (lê-se especialistas como médico, psicólogo) e isso será para ajuda-la, será muito bom para ela. Confirme também que você estará ao lado dela em tudo.

Faça a denúncia às autoridades. A criança será encaminhada para fazer o exame de corpo delito para confirmar o abuso. Procure também um especialista para ajudar nesse momento. No caso de dúvidas, procure o Conselho Tutelar da sua cidade.

E se você desconfia que alguma criança ou adolescente está sofrendo abuso, denuncie! 

Disque 100



Perguntas ou sugestões para a coluna Vida de  Mulher preencha esse formulário.


Unknown

3 comentários:

  1. isso acontece muito no brasil pela impunidade, pode ter muitas denuncias, mas poucos são presos por causa das leis fracas e da preguiça das nossas ''autoridades''.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho uma situação polemica! E triste! É dificil aceitar que em uma sociedade existe ese tipo de comportamento, quanto amis na família! :/
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Um assunto bem difícil de comentar e até discutir. É muito triste ver crianças sofrendo por isso, e geralmente dentro de casa, muito mais absurdo.

    ResponderExcluir