#QueroMeuÓculos e a promoção #fail da @tritoneyewear - 2ª parte

Se não viu a 1ª parte, clique aqui!



Acredito que entre os participantes da promoção #fail e outras que não participaram mas tem acompanhado no Twitter, não se fala em outra coisa. Basta clicar em #QueroMeuÓculos para ver as atualizações do caso.

Fui procurada por uma repórter para falar sobre o caso mas eu não estava online mas quem estava respondeu e a reportagem foi ao ar durante a tarde de hoje como vocês podem conferir clicando aqui.

Fui procurada então pela @viraltaste :


E aguardei o e-mail que chegou com a seguinte informação:

Olá Jac,

No dia 04 de julho por volta das 22h entraram no Twitter da Triton através do TweetDeck e postaram sobre a promoção fake. Tão fake que estava com vários erros de português e pontuação. 

Se você olhar os tweets que fazemos, nenhum tem erro ou caixa baixa. A promoção por si só já gerava dúvida! Quem empresa daria 1 óculos para cada RT?

Por volta da meia noite a mesma pessoa postou dizendo que a promoção estava cancelada! 

O que ocorreu foi um crime digital e estamos com todas as provas em mão e já com o BO aberto esperando os próximos passos.
Em paralelo, estamos em contato com o Twitter dos Estados Unidos para que eles nos passem o login e a senha do TweetDeck que foi usado e o IP.
Com essas informações todas chegaremos no responsável por isso e haverá punição, com certeza.

A Triton sempre faz concursos culturais e sempre cumpriu com o prometido. Por que agora seria diferente? O que realmente a empresa ganharia com isso?

Por outro lado, ficamos "felizes" em ver quantas pessoas gostariam de ter óculos Triton, pois se não fizessem tanta questão, não haveria tanto barulho.

Qualquer outra dúvida, fique à vontade de nos procurar.

Obrigada,
Beatriz.



Depois que li, enviei o seguinte e-mail:

Boa noite Beatriz.

Realmente muitas pessoas ficaram indignadas, inclusive eu, com a promoção referida. Porém existem certas informações que não batem e é o que faz com que as pessoas que tem acompanhado os tuites acreditem que tudo não passou de uma jogada de marketing.

Vocês acompanharam as postagens do site WebFlavia e a do meu blog sobre o caso?


"Há alguns minutos recebi uma ligação do Thiago Kafejian da Viral Taste Social Media, agência responsável pelas redes sociais da Triton Eyewear, sobre o post em nosso site falando da promoção do Corinthians de RT no twitter @tritoneyewear (você leu? Leia agora).
Ele pediu, entre outras coisas, que eu não fique divulgando, que ele quer esquecer o que aconteceu, que nem ele nem a Triton viram o tweet, porque estavam assistindo ao jogo do Corinthians e o Boca Junior na Libertadores, que ele não acha legal a gente ficar gerando conteúdo sem saber o que realmente aconteceu, por isso ele estava ligando, coisa e tal.
Disse também que já haviam registrado B.O. na Delegacia de Crimes na Internet, que essa pessoa que hackeou o twitter da Triton pode ficar de 2 meses a 2 anos presas e perguntou se eu conhecia o Mateus Bonie (@MateusBonie), porque ele também era de Fortaleza-CE e perguntou: Vocês também são de Fortaleza certo?
Putz, aí ficou feio. Como assim?
O cara estava me ligando, pedindo para eu não falar mais da Triton e nem sabia de onde eu era? Achava que eu era amiguinha do Mateus Bonie, que tava reclamando demais no twitter. 
Tive que perguntar pra ele: Você leu nosso post?
Ele me respondeu: Não!
Perguntei novamente: Você disse que entrou em contato com todos os 60 e poucos seguidores que deram RT, mas você viu que nenhum deles falou nada no twitter? Que continuam falando mal?
Ele ficou mudo. Falou, falou depois mas percebi que ele nem tinha buscado pela hastag ou pelo user da Triton e nem lido o post em nosso site.
Ele justificou que a conta do twitter @tritoneyewear havia sido hackeada. OK.
Mas fiquei com uma dúvida: como uma conta é hackeada e você continua tendo a senha?
Eu já tive Orkut hackeado e nunca mais consegui fazer login. Alguém aí já encontrou um hacker bonzinho assim que não muda a senha?
Estranho.
Mas enfim, imagino que realmente eles tenham um problema na mão que precisa ser resolvido. E como eu disse ao Thiago,estou a disposição para publicar em nosso site e redes sociais um comunicado oficial da Triton ou da Viral Taste Social Media aos seus seguidores.



Fica em aberto: 

* porque a blogueira não podia ficar divulgando? 

* se o perfil em questão foi hackeado, o hacker não teria feito um estrago bem maior que apenas postar a promoção? Sendo que alguns minutos antes da frase, já havia sido postada outra frase onde quem RT e o Boca fosse o campeão, ganharia o óculos.

*porque e quem postou a frase: "Não sabíamos que o dono era palmeirense e a promo está cancelada? Quem postou, o hacker? (hacker bonzinho?)

*sendo tb que o que consta no twitter é que o dono é Corinthiano (\0/ \o/ \0/)

*depois essa postagem acima foi apagada e em seguida descobriram que o perfil foi hackeado

*o print do Boletim de Ocorrências não especifica que tipo de crime foi denunciado (pode ser qualquer coisa, qualquer boletim)


Os que participaram da promoção e os que tem acompanhado a hashtag #QueroMeuÓculos quer respostas e urgentes; respostas convincentes, porque até agora só vimos manobras e "desculpas". 

Gostaria de receber uma posição sobre o que eu acho q ficou em aberto que é a opinião da grande maioria e é claro que postarei no meu blog. Afinal, todos tem direito de expor o seu lado, a sua versão.

Quero muito acreditar que foi a invasão de um hacker, mas não me convenci de que foi um hacker que fez isso. E que a verdade apareça tão rápido quanto um tuíte.

Aguardando ansiosamente,

 -


Blogueira


ibagis.grandemidia.net
  



E a resposta que recebi foi essa:



Oi, Jac,

Vamos lá:


* porque a blogueira não podia ficar divulgando? 

Porque era uma informação errada. A Triton foi vítima e deveria ser apoiada ao meu ver. Quem deveria ser o alvo era o hacker que enganou os seguidores e comprometeu a marca. Toda comunicação deveria ser contra ele e não contra a marca, que foi vítima também.



* se o perfil em questão foi hackeado, o hacker não teria feito um estrago bem maior que apenas postar a promoção? Sendo que alguns minutos antes da frase, já havia sido postada outra frase onde quem RT e o Boca fosse o campeão, ganharia o óculos.  

Pois é, a "promoção" era sem pé nem cabeça e ainda continha os erros de português! Esse estranho já grande o suficiente, não?



*porque e quem postou a frase: "Não sabíamos que o dono era palmeirense e a promo está cancelada? Quem postou, o hacker? (hacker bonzinho?) 

A mesma pessoa que postou a "promoção" fez este tweet, nunca escreveríamos isso. Se um concurso cultural está no ar é independente do dono gostar de A ou B e tudo que planejamos é validado com eles antes e ele nunca negaria um concurso por questões pessoais. Isso é indiferente. Quem postou isso sabia que causaria mais ainda com esse tweet.



*sendo tb que o que consta no twitter é que o dono é Corinthiano (\0/ \o/ \0/) Você acha que postaríamos isso? 

Brincadeira sem graça e totalmente desrespeitosa com quem participou. Se tivéssemos feito a ação claro que iríamos cumprir o prometido, como temos feito nos últimos 2 anos.



*depois essa postagem acima foi apagada e em seguida 
descobriram que o perfil foi hackeado 

Estávamos no telefone para entender o que estava acontecendo e verificando se a empresa que não estava fazendo. No momento que vimos que era hacker apagamos e nos comunicamos sobre o acontecido.



*o print do Boletim de Ocorrências não especifica que tipo de crime foi denunciado (pode ser qualquer coisa, qualquer boletim) 
Digitalmente a informação que aparece não mostra detalhes. 

Concordo. Na 3a feira temos a primeira reunião na Delegacia de Crimes Digitais que fica SP perto do Carandiru e teremos mais documentos para compartilhar com todos. Seremos transparente para todos, pois queremos pegar a pessoa que causou tudo isso e ela terá que se responsabilizar sim. Realmente fossemos fazer uma ação no Twitter para conseguir mais seguidores, por que seria uma ação negativa? Temos tantos cases positivos por ai... 


Lembrando que o tweet saiu de um TweetDeck e a conta só usa Hootsuite. No Tweetdeck, você deve saber, quando muda-se a senha no perfil, ele continua com acesso. Então ele não devolveu a senha, pois ele não roubou!
O acesso foi via TweetDeck e já entramos com o pedido de rastreamento.

Tenha certeza que queremos descobrir o responsável tanto quanto vocês.

Abraços,
Beatriz. 

Lembrando que a @viraltaste também publicou no Twitipic um pronunciamento sobre o caso.



Também Fernando Cunha, diretor da e-commerce da Triton Eyewear concedeu entrevista ao Portal Giro News. Na entrevista ele esclareceu ao Portal as medidas que estão sendo tomadas, uma das quais quero ressaltar nesse post:


Estratégias Ainda Não Definidas

O diretor ainda argumenta que este tipo de promoção não poderia ser realizada através de redes sociais sem um registro prévio. Fernando reconhece o peso de um possível impacto negativo para a marca, já que as reclamações continuam no Twitter, e disse que está fornecendo todas as informações para os consumidores, apesar de a empresa ainda não ter definido quais serão as medidas tomadas para proteger a imagem da marca. Uma das alternativas estudadas é oferecer o produto “prometido” aos 80 seguidores que retuitaram a mensagem. 





Então agradeço à Beatriz da @viraltaste por ter esclarecido as minhas dúvidas tão rapidamente e quero reafirmar aqui que estou acompanhado o caso torcendo para que tudo se resolva da melhor forma possível para ambas as partes, a verdade apareça e os culpados sejam punidos.


Estarei acompanhando diariamente os blogs que estão comentando o assunto, também a hashtag #QueroMeuÓculos, a @tritoneyewear e a @viraltaste.




3ª parte clique aqui!



Unknown

7 comentários:

  1. Aguardando o proximo capitulo, também. #Queromeuoculos.

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  2. que babado ein!! Essas coisas de twitter é complicado já conheci vários casos de promo fakes empresas fakes e tals mas a vida continua....

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  3. Ninguém entrou em contato comigo e dei o rt então se entendi bem ele disse ter entrado em contato com os 60 que deram rt,ontem não eram 80?

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  4. Menino que loucura! Nossa como irá terminar isso? Será que foi estrategia de promoção ?

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  5. Num tava sabendo disso rsrs babado hein

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