Tratando de Queimaduras - Vida de Mulher

Estive um pouco ausente do blog esses dias por estar cuidando do meu marido que sofreu um acidente de trabalho: ele sofreu queimaduras de 2º e 3º graus e ficou de 2 semanas de atestado em casa. Foi a queimadura ao vivo mais feia que eu já vi e os 3 primeiros dias foram bem críticos na hora de cuidar dos ferimentos.

Tendo ou não crianças pequenas em casa todos devem saber que tipos de procedimento deve ter ao tratar de queimaduras. E resolvi trazer essa pauta ao blog procurando informar, afinal qualquer um está suscetível a sofrer uma queimadura 
por mais leve que seja.


Caso a queimadura seja de 1º grau (aquela que a região fica apenas vermelha), deve lavar a parte queimada em água corrente de 15 a 20 minutos para resfriar o local. Depois de resfriar o local, passar soro fisiológico (que também ajuda a acalmar a pele) e seque o ferimento. Passe uma pomada, de preferência  à base de sulfadiazina de prata e cubra com gaze. É bom tomar também um analgésico.

Se a queimadura de 1º grau for numa área muito extensa ou de 2º ou 3º graus o mais indicado mesmo é ir ao pronto socorro mais próximo da sua casa.

Como eu disse, meu marido sofreu queimaduras em um dos serviços onde está empregado. Ele trabalha em uma malharia e, ao colocar uma química num tambor cheio de água fervente, a água subiu de uma vez atingindo a costela e quase todo o braço direito. Ele foi encaminhado ao hospital onde foram feitos os primeiros socorros e durante as duas semanas que ficou em casa eu o ajudei na troca de curativos. Foram dias e dias tomando antibióticos, lavando com soro fisiológico, passando a pomada de sulfadiazina de prata, gaze embebida em vaselina líquida (para que a gaze não grudasse nos machucados) e por cima de tudo isso a atadura. Perdeu toda a pele da região, dois dias depois da queimadura as bolhas foram estouradas por uma enfermeira e depois a paciência de esperar a pele se refazer. Graças a Deus ele está recuperado!


Então, quando você se queimar ou alguém sofrer uma queimadura perto de você, nada de passar creme dental ou margarina (isso pode até piorar!). Até a próxima!!!

Unknown

Um comentário:

  1. Queimadura é algo realmente terrível! Valeu pela dica! Beijos!
    http://carensurama.com/

    ResponderExcluir