Cesariana ou Normal? - Vida de Mulher

Jac na maternidade algumas horas após o nascimento do João

Pois é... passaram-se os meses da gestação. A barriga crescendo, você alisando e imaginando a carinha do bebê. Arruma o quartinho, arruma a malinha e espera.

O que é fato para todas as mulheres é a parte chata da gravidez: a dor do parto. Acredito que não exista uma mulher que não tenha pensado nela sem sentir um calafrio. E o medo dela é normal. Mas, e aí? Será parto normal ou cesariana?

Muitas optam (e combinam com o médico) pela cesariana. É cômodo escolher o dia, a hora. Não vai passar pela cor do parto mas passará pelas dores da recuperação, afinal é uma cirurgia. Outras vão ter seu bebê pelo parto normal, parto que é o mais indicado e defendido pela maioria dos médicos.

Eu passei pela cesariana na primeira gravidez por ter tido pré-eclampsia. A verdade é que eu odiei a cesariana na recuperação. Lembro-me até hoje da hora que levantei da cama e senti como se todo o peso do meu corpo estivesse sobre a marca da cesariana. Tive complicações, dois meses depois uma parte dos pontos abriram e tive que refazê-los. Não tive uma boa experiência com ela.

Passei pelo parto normal duas vezes. Lógico que doeu, e que dor. Mas não é nada de anormal como já vi muitas mulheres falarem. E também é muito diferente do que passa em novelas em filmes, a dor não é constante. Quando se está em trabalho de parto, cada vez que a contração vem a dor vem junto, dura alguns segundos e passa. Ela só muda de intensidade e velocidade quando o bebê está nascendo.

O que eu percebi também é que meus filhos que nasceram de parto normal mamaram melhor que o que nasceu de cesariana (esse mal mamou porque meu leite secou); e meu corpo voltou à antiga forma muito mais rápido que na cesariana.

João Marcos Bagistério Bueno


Sempre defendo entre minhas amigas o parto normal. Se eu tivesse mais um filho com certeza nasceria de parto normal. Aliás, acredito que ele nasceria de parto natural mas isso fico para o próximo post!

Sugestões de matérias para essa coluna? Clique aqui e envie!

Unknown

Um comentário:

  1. oie Jac

    Amei a materia. Desde muito nova eu sempre dizia que queria a cesaria. Nao sei porque, mas desde que engravidei mudei de idéia. Estou me esforçando pra que tudo seja normal.

    Sei que vai doer, mas nao acho que eu vá morrer de dor. Ja sinto as contrações e não são "Gostosas". Mas acho que vale o sacrificio. Estou super tranquila quanto a isso e, a Lara só não vai nascer de parto normal se alguma complicacao ocorrer.

    Adorei que tenha compartilhado a sua experiencia. Serviu para reafirmar a minha.

    Quero enviar sugestões sim, principalmente depois q a Lara nascer, pois vou ter muitas duvidas.

    Continue com essas postagens.

    Bjus a nane

    ResponderExcluir