Nada no lixo



Você pode comer tudo de um alimento. Isso mesmo, tudo! Se você acha bacana aproveitar ao máximo as frutas e legumes, mas não sabia muito bem o que e como poderia ser utilizado, agora já pode começar a praticar o que é chamado de aproveitamento integral dos alimentos. Cascas, talos e todo o restante que corriqueiramente é jogado no lixo podem e devem fazer parte da refeição.
“Essas partes possuem um valor nutritivo muitas vezes maior do que os pedaços que estamos mais acostumados a consumir, podendo ter até 30 vezes mais nutrientes”, conta a nutricionista e coordenadora de projetos educacionais da ONG Banco de Alimentos Camila Rezende.
Mas, para evitar problemas, é preciso que todos os mantimentos estejam muito bem higienizados com água e hipoclorito de sódio, que é geralmente vendido nos mercados. Basta aplicar de 10 a 15 gotas (de acordo com especificação do produto) em uma bacia com água e mergulhar os alimentos por cerca de 15 minutos. Acreditar que a esponja e o detergente resolvem é um engano dos mais graves, já que apenas transmitem as bactérias e químicas que possuem.
“É possível economizar em todas as partes do processo. Planejando bem as compras para não sobrar, utilizando o máximo dos alimentos, armazenando por no máximo 48 horas na geladeira para não estragar e também reaproveitando o que já foi preparado para montar outros pratos”, orienta a nutricionista. “O importante é abrir a mente e mudar preconceitos de que essa atitude é de pessoas pobres. Dá sim para comer casca, talo, semente. Também são gostosos, além de serem mais saudáveis”.

Algumas receitas:

Gelatina de Suco de Casca de Abacaxi

Ingredientes 
- 1 colher (sopa) de açúcar 
- 1/2 litro de suco de casca de abacaxi 
- 1 unidade de gelatina de abacaxi 

Modo de Preparo Ferva a casca de um abacaxi com um pouco de água. Bata a casca no liquidificador e coe. Dissolva a gelatina em um pouco de suco e acrescente o açúcar, mexendo bem. Coloque em taças e leve à geladeira para endurecer. Sirva no dia seguinte. 

Rendimento: 5 porções 
Valor calórico (por porção): 55 calorias 

Massa Verde para Panquecas 

Ingredientes 
- 1 xícara (chá) de talos da sua preferência cozidos (agrião, couve, brócolis, espinafre) 
- 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo 
- 1 xícara (chá) de leite integral 
- 2 ovos 
- 1 colher (sopa) de margarina 
- sal a gosto 
Modo de Preparo 
Bata no liquidificador os talos com o leite e peneire. Junte os demais ingredientes e bata novamente no liquidificador. Unte uma panquequeira e faça as panquecas. 

Rendimento: 10 panquecas grandes 
Valor calórico (por panqueca): 60 calorias 

Bolo de Casca de Banana 

Ingredientes 
- 2 xícaras (chá) de casca de banana madura picada 
- 4 gemas 
- 4 claras em neve 
- 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar 
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 
- 5 colheres (sopa) rasas de margarina 
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó 
- canela para polvilhar 

Modo de PreparoBata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara (chá) de água. Na batedeira, coloque as gemas, a margarina e o açúcar. Bata até ficar homogêneo. Misture as cascas de banana batidas com a farinha de trigo e o fermento em pó. Por último, incorpore as claras em neve. Coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha. Polvilhe sobre a massa a canela em pó e leve para assar em forno médio por 30 a 35 minutos ou até a massa ficar assada.

Rendimento: 15 pedaços 
Valor calórico (por pedaço): 168 calorias 

Unknown

Um comentário: