Pré-eclampsia e Eclampsia



Toda mulher sabe como é importante fazer o pré-natal. É indispensável, não importa se é a 1ª ou 4ª gestação, a mulher grávida necessita de acompanhamento médico.

Me lembro como se fosse ontem quando foi confirmada a gravidez do Pedro. Fiquei muito feliz, aliás mais que feliz em saber que um bebê estava a caminho. Porém o chão sumiu dos meus pés quando o médico foi taxativo: "Você tem pré-eclampsia".

No momento do diagnóstico eu não tinha certeza do que era realmente, só sabia que era algo muito ruim pois conhecia histórias de mulheres que chegaram a morrer ou perder seus filhos na gravidez/parto. E eu não queria aumentar essa estatística.




A pré-eclampsia e eclampsia são denominadas doença hipertensiva específica da gestação. É caracterizada pelo aumento da pressão arterial, perda de proteína pela urina, inchaço com edema e aumento do peso da grávida por volta de 500g por semana. A grávida que recebe esse diagnóstico sua gestação é considerada de alto risco.

Para mim foi uma gravidez muito, muito difícil. Eu fiquei de repouso a partir do 4º mês de gravidez até o final. Como eu tinha vários picos de pressão, sempre sangrava pelo nariz e boca. No 7º mês apareceu uma fissura na bolsa por onde vazava o líquido amniótico. 

Quando eu estava no 6º mês e a pressão arterial não abaixava, o médico mandou tirar o sal da comida. Minha mãe fazia uma comida para mim separada do restante da família. Ainda bem que ela colocava muitas ervas como cebolinha, salsinha e orégano. Também ensinaram a tal da água de pepino* que ajuda a baixar a pressão e é diurética (e por causa dela fiquei um bom tempo sem comer salada rsrsrsrs).

Nas duas semanas que antecederam a cesariana, além de tomar o remédio para controlar a pressão também tomava um diurético porque sem ele eu não urinava (na época cheguei a ficar um dia inteiro sem fazer xixi).

Enfim, no dia da cesariana estava tão nervosa que a minha pressão estava em 16 x 12. Tive que aguardar algumas horas antes da cirurgia para os medicamentos agirem e finalmente o Pedro nasceu. Depois da gravidez fiquei durante dois meses tomando os remédios da pressão e fiquei triste porque meu leite secou e não pude amamentar =/.

Graças a Deus não evolui para eclampsia (quando a grávida entra em estado convulsivo). Meu filho nasceu perfeito e com saúde e me traz alegrias até os dias atuais.

Meninas, é muito importante fazer o pré-natal. Incentive quem você conhece e está grávida a fazer. Somos responsáveis pela vida que estamos gerando!!! Até a próxima!!!


*Água de Pepino: Coloque em uma jarra 1 pepino cortado em rodelas 
e complete com água. Beba um copo a cada duas horas.

Unknown

6 comentários:

  1. REALMENTE COM O PRE NATAL SE PODE EVITAR TANTA COISA RUIM !!!
    ESTOU TE SEGUINDO ;)
    ESSE è O LINK DO MEU BLOG, AGUARDO UMA VISITINHA SUA .
    BJS

    http://muitomaisquemoda.blogspot.it/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o cuidado principalmente na gravidez é fundamental!

      Indo visitar teu blog, bjkssssss

      Excluir
  2. Nossa Jac, adorei este post, ajudou muito!! Eu tenho pressão alta desde os 16 anos, ela já chegou a 19x12!! Desde então tomo remédio; é muito complicado sabe, porque se eu engravidar, será de risco, porque quando a mulher engravida a pressão aumenta, imagine eu que já tenho a pressão alta?? E como eu já tomo remédio, quando engravidar tenho que trocar por outro senão mata o bebê ou dá problemas... é muito triste isso tudo, pois tenho muito medo de morrer sabe, por isso os médicos disseram para planejar a gravidez e começar já antes de engravidar tudo que puder ser feito para diminuir o risco!! Parabeéns pelo post!! É muito importante informar as pessoas!! Bjinhooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Érika, não se pode descuidar da saúde! Por isso é muito importante o acompanhamento médico. E quando chegar a tua hora de ser mãe, que Deus te abençõe e acompanhe neste momento tão singular na vida de uma mulher. Bjkssssssss

      Excluir
  3. Olá, eu também tive pré-eclampsia e minha pressão chegou a 18x20! E ainda tentaram induzir o parto... Graças a Deus também não evoluí para a eclâmpsia e minha filha nasceu com perfeita saúde.

    Tudo de bom para você e sua família.


    http://adrianaftavares.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu também tive pré-eclampsia, minha pressão chegou a 18x20 e ainda tentaram induzir o meu parto! Graças a Deus também não evoluí para a eclampsia e minha filha nasceu com perfeita saúde.

    Tudo de bom para você e sua família.

    http://adrianaftavares.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir