Educação Financeira


Essa é uma das várias metas que tracei para mim e minha família nesse ano que começou: se educar financeiramente. Cansei de ficar no aperto, de ver as contas se acumulando e tantas outras coisas que acontecem graças à falta de planejamento. E como têm várias pessoas que sofrem do mesmo mal, resolvi dar uma pesquisada na net e trazer aqui no blog algumas coisas que encontrei e vou colocar   em prática e espero que ajude quem estiver no aperto.

Algumas dicas:

1. Trace objetivos




Isso faz parte de um bom planejamento. Coloque num papel - ou em um caderno - o que você pretende adquirir durante o ano ou o que fazer (no caso de uma viagem). Ao lado coloque o valor de cada item: assim você terá uma base do valor e o quanto deverá guardar para poder adquirir tal produto. Fazendo assim evitará que você gaste dinheiro com supérfluos e, guardando o dinheiro antes, pode-se negociar e conseguir os produtos mais em conta.



2º - Fuja de Dívidas


Temos que ter em mente que não podemos comprometer todo o nosso salário: devemos gastar menos do que ganhamos, não o contrário. Fazendo assim escapamos da dor de cabeça das cobranças. Pra deixar de ser uma pessoa que gasta muito para uma que economiza leva tempo e disciplina, mas educar-se financeiramente ajuda a mudar de forma consciente e menos dolorida.



3º - Faça um orçamento familiar


O princípio do controle financeiro é saber para onde o dinheiro vai. Guarde notas fiscais, comprovantes de pagamentos e anote tudo em um caderno ou em uma planilha eletrônica para ter um controle. Anote até a bala que você comprou. Fazendo assim você evita gastar dinheiro com coisas desnecessárias. Você sabia que pelo menos 20% da nossa renda não sabemos para onde foi?



4º - Remando para o mesmo lugar


Com o orçamento em mãos, sente com a sua família e conversem sobre como está a vida financeira atualmente e o planejamento que tem para o dinheiro durante aquele mês. Fazendo assim é possível descobrir se todos da casa estão mirando para o mesmo alvo, remando para o mesmo lugar. Normalmente costumamos acreditar que para melhorar um orçamento devemos diminuir as despesas mas numa conversa é possível descobrir formas de aumentar a renda. De repente, até usando as habilidades: dando aulas, fazendo unhas, bombons pra vender, etc.



5º - Controle do Dinheiro


Tenha em mente a seguinte pergunta: "Qual o objetivo de você ter um controle financeiro?" O objetivo nem sempre é cortar gastos, mas sim gastar melhor. Aprenda a dizer não para o supérfluo. Antes de comprar alguma coisa pergunte a si mesmo se você realmente precisa comprar ou se está comprando para aplacar um impulso ou uma crise de ansiedade.



6º - Financiamentos e Parcelas


Geralmente quando se compra algum item por parcelamento ou financiamento, devemos nos ater ao preço final dos produtos. Um bom exemplo disso é quando vai financiar um carro: em busca de pagar uma prestação menor acaba-se pagando o valor de três carros. Preste atenção a juros e taxas embutidos antes de realizar uma compra.



7º - Conhecimento


Educação financeira é algo que não aprendemos na escola, embora isso tenha mudado em alguns lugares. É preciso aprender - quando se quer - e existem muitos livros disponíveis para nos ajudar nesse quesito. Educando-se nessa área é possível sair de uma situação de endividamento caótico para uma situação confortável e sustentável.



8º - Compras no Mercado


Essa dica eu acredito que é de conhecimento geral: levar uma lista com as coisas que vai comprar e ir bem alimentado. Quando estamos com fome acabamos comprando o que não precisa. Se quiser, visite os outros mercados para uma comparação de preços para conseguir um bom desconto. Aqui onde moro o Hipermercado Big cobre o preço que está no folheto de outros mercados na hora, no caixa. Uma boa dica é em vez de fazer uma compra mensal, fazer semanal com a opção de aproveitar as promoções nos mercados.


9º - Cartão de Crédito e Cheque Especial


Evite usar o cartão e o cheque como fonte de financiamento. Ao pagar a fatura do cartão, evite pagar o mínimo, pague o valor total; na próxima fatura virá o valor que você não pagou no mês anterior + o que gastou no mês seguinte e se continuar pagando o mínimo a dívida irá virar uma grande bola de neve.



10º Investimento


Faça um investimento. O bom é investir 10% do que se ganha para o futuro - não sabemos o que nos espera lá. Faça uma poupança, guarde mensalmente os 10% que ganha lá e esqueça: é para uma emergência. Quando estiver num patamar que sabe gastar de forma consciente, vale a pena fazer investimentos em forma de consórcios e comprar móveis e montar o seu patrimônio.

Todas essas dicas eu encontrei no site www.brasil.gov.br e foi lá que eu baixei no meu pc a planilha do orçamento familiar onde eu farei todas as anotações dos nossos ganhos e gastos. Vale a pena você baixar e ter esse controle. A planilha vem bem explicadinha e tem todos os meses do ano. Se você quiser baixar, clique aqui.

Obs.: Aqui em casa compramos um cofrinho em forma de porco e planejamos abri-lo no próximo natal para fazer algo diferente em família. Será que conseguiremos enchê-lo até lá???

Unknown

6 comentários:

  1. acho muito bem, todos deviam fazer o mesmo. Eu que o diga, que estive num aperto muito grande o ano passado, agora já estou bem melhor. O planeamento é a chave de tudo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bom as dicas. Ótimas dicas e acho que vou fazer isso como você. Já tenho meu cofre e juntar dinheiro rs.

    ResponderExcluir
  3. Educação financeira é algo bem simples. Gaste menos do que ganha,use uns 25 ou 30 % do salário para investimentos (cdb,bolsa,poupança etc),evite prestações longas,altos juros,financiamentos,empréstimos(que acaba se tornando uma bola de neve),como disse... é bem simples.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom post!!! Já venho praticando essas dicas e realmente fazem toda a diferença!!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou uma gatona compulsiva, mas minha meta é rever isso, tbm comprei dois porquinhos para realizar minhas metas...acho que comecei certo e seu post me ajudou ainda mais. Gostei.

    http://alternativassonoras.blogspot.com.br/2012/12/retro-2012-pii.html#comment-form

    ResponderExcluir