Os filhos ajudando nas tarefas do lar - Vida de Mulher


Achei bem pertinente tocar nesse assunto agora, já que aqui em casa estou colocando a minha turminha pra ajudar. É necessário envolver as crianças nessa tarefa por vários motivos: é uma grande ajuda para nós mulheres, principalmente quando não trabalhamos fora e ficamos o tempo todo em casa; os filhos ao colocar a "mão na massa" passa a dar valor para as tarefas e bagunçam menos a casa; não sabemos o futuro, então as crianças aprendendo e fazendo as tarefas domésticas saberão se virar no futuro.

Minha mãe sempre colocou a mim e ao meu irmão do meio pra ajudar nas tarefas. Lembro-me que eu não alcançava a pia e ela colocava uma cadeira para que eu subisse e lavasse os copos, os pratos, os talheres e os potes e o meu irmão ia secando e guardando; conforme íamos crescendo, aprendemos a varrer o chão, passar a enceradeira (o que era motivo de festa pra nós pois subíamos e rodávamos nela), jogar o lixo fora, dobrar cobertores e assim por diante. Quando completei 10 anos comecei a aprender a cozinhar e tudo isso nos ajudou num período posterior muito difícil em casa: quando eu estava com onze anos minha mãe teve um aborto espontâneo e quase morreu porque a criança foi gerada em uma das trompas e ficou vários dias hospitalizada. Eu e meu irmão nos viramos bem em casa, apesar da tristeza e preocupação.




A minha turminha aqui de casa estão com 11, 09 e 05 anos e eu já os colocava pra fazer algumas coisas, mas algumas coisas não estavam mais funcionando porque um delegava para o outro fazer e, no fim das contas, eu era quem acabava fazendo. Então estabeleci aqui em casa uma lista que foi pendurada na porta da geladeira: em dias alternados um ficava responsável por varrer, tirar o pó, colocar a roupa suja na lavanderia e louça suja na pia e o outro guardava a louça, limpava a mesa, tirava o lixo do banheiro, limpava a sujeira do cachorro e depois se invertiam as posições. Algumas tarefas os dois mais velhos fazem juntos, como dobrar cobertores e arrumar as camas. Cada dia o caçula era ajudante de um dos irmãos e este fazia tarefas simples como colocar o lixo no saco, colocar os recicláveis no saco próprio, colocar água para os cachorros, guardar calçados e por aí vai.

Talvez ao ler esse artigo vai ter pessoas dizendo que isso é um absurdo, que criança tem que brincar e blá, blá, blá, mas defendo a posição de que a criança tem que ajudar nas tarefas de casa e aprendê-las. Essa é a idade pra ensinar, não quando já estiverem adolescentes porque nessa fase eles não vão querer fazer. Imagine só: a criança somente brinca, nem guarda os seus brinquedos porque tem a mãe pra guardar, cresce e vira um adolescente acostumado a ter tudo na mão, praticamente a mãe de empregada (porque é desse jeito que as coisas prosseguem - já vi na minha família) e de repente perde  a mãe? Ou então passa no vestibular e tem que morar num pensionato? Quem vai sofrer depois? Ele mesmo! Então mamães e papais, vamos refletir!

Unknown

8 comentários:

  1. É isso ai, aqui em casa a turma esta com 09 e 17, desde os 6 anos já ajudavam nas tarefas de casa, a moça fica por conta da cozinha, o caçulinha tira os lixos pra fora, tira a poeira dos móveis, e lava a varanda da casa.
    Eu penso que criamos filhos pro mundo, daqui a pouco estarão saindo de casa, e com ótima estrutura para viverem sozinhos.
    Adorei a postagem, vou colocar lá no Blog.
    Abraços

    Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar Déia, se quiser eu te passo por e-mail pra facilitar! Obrigada pela visita! Bjksss

      Excluir
  2. Sabe, vou ter meu primeiro filho agora de junho pra julho e queria ensina-lo a ajudar a mim e a mãe dele desde cedo. Sem obrigações, claro, mas conscientizando ele, o que acha, é uma boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou usar uma das frases do Sábio Rei Salomão: "Ensina a criança no caminho em que deve andar e, quando for velha, jamais se desviará dele."

      A infância é uma fase de aprendizagem e ensinando, ela aprenderá e colocará em prática. Lembrando sempre de que ela está ajudando e não colocando pra fazer as coisas no seu lugar! Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. É bom para os filhos aprenderem desde sempre a cuidar das coisas, só não pode abusar. rs

    ResponderExcluir
  4. Milhas filhas sempre me ajudam, elas gostam de se sentirem uteis.
    pontosdabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você Jac, as crianças devem desenvolver atividades de trabalho doméstico.
    É que quando a gente fala que as crianças estão ajudado nas atividades da casa as pessoas já pensam que estão fazendo todo o trabalho, o que na realidade seria errado.
    Mas ajudar com coisas fáceis só para ter responsabilidade e aprender a fazer é mais do que certo, se não a mãe acaba virando empregada mesmo.

    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Acho lindo as crianças ajudando em casa, isso faz com que tenham sempre coisas pra fazer juntos e aprender junto com a família. Eu sempre tive gosto em fazer as tarefas do lar quando meus pais saiam e eu ficava sozinho. Eles chegavam e tinham uma surpresa de ver tudo limpo e arrumado.
    Gostei muito do seu blog!

    http://princesasdisneybrasilbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir