15 alimentos que limpam o organismo e ajudam a emagrecer


Na busca pela perda de peso, alimentos funcionais são grandes aliados, basta saber escolher bem o que deve compor ou não o seu cardápio. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, há uma variedade deles indicados para limpar o organismo, manter a saúde em dia e garantir a boa forma. Se você está em dúvida sobre quais escolher, montamos uma lista de 15 alimentos que prometem nutrir e ao mesmo tempo saciar sua fome sem excessos!

São chás, frutas, folhas ou legumes como a cenoura, por exemplo, que é rica em vitaminas e estimula o metabolismo pois contém os minerais silício e potássio que atuam juntos eliminando o excesso de líquido no organismo. Nessa lista há também ervas como a cavalinha e o hibisco que facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante. "A cavalinha, por exemplo, repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo", observa a nutróloga.

Outro alimento que se destaca na funcionalidade do organismo e emagrecimento é a chia. As fibras presentes nesta semente emagrecedora são solúveis e em contato com a água viram um gel que "incha" o estômago e retarda a fome. As sementes absorvem 12 vezes do seu peso em água hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Confira a lista completa:

Na busca pela perda de peso, alimentos funcionais tornam-se grandes aliados. Basta saber escolher bem o que deve compor ou não o seu cardápio. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, há uma variedade deles indicados para limpar o organismo, manter a saúde em dia e garantir a boa forma. Se você está em dúvida sobre quais escolher, anote uma lista de 15 alimentos que prometem nutrir e ao mesmo tempo saciar sem excessos! 



Cereais e folhas frescas
São indicados na recuperação do organismo e das medidas da cintura depois de um dia de exageros à mesa. Eles aumentam a sensação de saciedade durante a refeição e previnem problemas intestinais como a prisão de ventre, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e diminuem das taxas de colesterol.



Cenoura 
É rica em vitaminas que estimulam o metabolismo. Ainda contém dois minerais: silício e potássio que atuam juntos eliminando o excesso de líquido no organismo. É um dos melhores antioxidantes, estimula a eliminação de resíduos, combate gases, previne infecções do trato urinário e estimula a atividade dos rins.



Levedo de cerveja
Rico em vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, cobre, cromo, magnésio, potássio, selênio, silício e zinco, que diminuem a absorção do açúcar. Também facilita a recuperação do fígado, quando há exagero à mesa. 



Farelo de aveia
Rico em betaglucanas (substâncias que estimulam o organismo a absorver menos gordura), contém fibras que melhora o trânsito intestinal, além de prolongar a sensação de saciedade.




Camomila e melissa
Contêm substâncias com efeito relaxante como o flavonóide apigenina (camomila) e óleos essenciais (melissa) que aliviam o estresse.



Melancia 
Repleta de fibras e água, a fruta desincha e limpa o organismo. Para garantir um efeito diurético mais eficiente é possível bater a fruta com as sementes e coar o suco.



Kiwi 
Rico em clorofila, a fruta garante a limpeza do organismo. Os minerais que carrega como o cálcio, o magnésio e o potássio diminuem o inchaço.



Mel 
Rico em frutose, equilibra o pH do sangue e os níveis de açúcar. Também ajuda a diminuir a vontade por doces, dando uma mãozinha para manter a dieta em dia.



Abacaxi
A enzima bromelina presente na fruta facilita a digestão dos alimentos ricos em proteína como as carnes. Suas fibras solúveis controlam os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial e anemias. Para quem quer perder peso, o abacaxi é importante, pois atua eliminando a retenção de líquidos.




Alface 
Rico em clorofila e flavonóides, a alface contribui para diminuir o excesso de líquido ajudando a desinchar.


Chá verde 
Contém catequina (um fitonutriente com forte ação antioxidante). Ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gordura, além de diminuir os níveis de colesterol.



Arroz integral
Contêm fitoquímicos que reduzem a absorção da gordura pelo organismo e também é rico em fibras, que limpam o intestino.



Chia
As fibras presentes na semente são solúveis e em contato com a água viram um gel que 'incha' o estômago e retarda a fome. As sementes absorvem 12 vezes do seu peso em água hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. 


Cavalinha e hibisco 
Facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante. A cavalinha repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo. 



Couve 
Tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Esse nutriente ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.















Unknown

16 comentários:

  1. Nossa tava mesmo a procura de um post como esse,muito bom as dicas são ótimas :D

    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, a algum tempo que precis rever minha alimentação, agora já posso comrçar

    ResponderExcluir
  3. 15? Tô precisando de uns 30 D: iueheuiheuioeheuie

    ResponderExcluir
  4. Já adotei pra vida, tô na dieta louca desde semana passada, obrigada pela dica =)


    Bejoss

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica pra quem quer fazer uma dieta. rs

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas, agora é tomar 'vergonha na cara' e partir para uma alimentação saudável!


    http://futeblog-blogmaster.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Chá verde é o meu café da manhã diário. Não sei se emagrece, mas eu gosto bastante.

    ResponderExcluir
  8. NOSSA QUE LEGAL ISSO GOSTEI DAS DICAS OBRIGADA BJSSS

    ResponderExcluir
  9. Essa dica é boa!



    aspirantenerd.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Estou de dieta...vou testar algumas coisas.bjs

    ResponderExcluir
  11. Tou querendo muito fazer uma reeducação alimentar, mas nessas épocas de TCC até isso parece exigir muito esforço e eu prefiro deixar pra lá. :~

    Mas assim que as coisas voltarem ao normal, vou experimentar essa lista! <3

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
  12. boas dicas,mas acho que para realmente conseguir emagrecer além de tudo isso é preciso fazer exercicios e tomar muita agua acredito que seja possivel.

    ResponderExcluir
  13. precisando emagrecer vou seguir as dicas srsrsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Dicas muito uteis, eu que preciso emagrecer bastante, mas não posso tomar medicamentos pois sou hipertensa, é só tomar um pouquinho de vergonha que consigo. bjs

    ResponderExcluir