Montando um blog e conseguindo parcerias com empresas


Tenho recebido alguns pedidos de seguidores e também de algumas blogueiras sobre como montar um blog e pedir parceria às empresas. Assim como um dia uma blogueira me ajudou, quero trazer ajuda a vocês que sempre acessam o iBagis.

Quando entrei na blogosfera, criei o Se é grátis eu quero! com o intuito de divulgar links de sites que realmente enviavam brindes e amostras grátis, postando fotos do que recebi. Mas não tinha como atualizar diariamente o blog e passei a divulgar os sorteios que eu participava. Com o tempo, criei o Se é novidade eu quero! que hoje é o iBagis, onde fui conquistando parcerias com as mais variadas empresas, postando as resenhas dos produtos que elas me enviaram e algumas delas promoveram sorteios aqui.



Muitas blogueiras ao pedir parceria caem num erro grave: pedir parceria somente para ganhar produtos. A função primordial da parceria com empresas é fazer o marketing e promover a empresa e seus produtos no blog. 

Para pedir a parceria, envie um e-mail para a empresa. Neste e-mail com as suas próprias palavras diga que está entrando em contato para oferecer parceria no blog. Gosto de enfatizar que o mundo virtual é muito acessado e que nós, blogueiros, somos consumidores falando para consumidores. Caso a empresa retorne para saber a proposta de parceria, apresente a sua proposta de divulgação da marca da empresa no seu blog, diga a quanto tempo tem o blog, quantos seguidores inclusive nos perfis sociais (twitter, fanpage), quantos acessos tem por dia, etc. Hoje as empresas tem pedido a Midia Kit do blog como já falei nesta postagem aqui.

No caso de fechar a parceria e a empresa enviar os produtos para resenha, use o produto, tire fotos e monte a resenha falando cada detalhe do produto e não esqueça de enviar o link para a empresa monitorar as postagens! Divulgue para os seguidores para conhecer o produto e comentar, afinal as empresas também querem ver a opinião de seus leitores. Também não esqueça de colocar um banner da empresa na lateral do blog.


E se prepare: você vai receber alguns nãos e vai ter que aprender a lidar com eles. Também vão aparecer empresas entrando contato querendo parceria que traga muito retorno para eles para depois enviarem algum brinde que nunca chega. Enfim, é o que tem pra hoje e se você tiver alguma dúvida é só preencher o formulário de contato daqui do blog ou nos comentários que eu respondo. Até a próxima!

Unknown

25 comentários:

  1. sábias palavras Jac parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
  2. Jac vou fazer um comentário que não tem nada a ver com a sua postagem heheheh, mas é só você não aceitar. É só uma dica rsssssss vc sabe que sou metida kkkkkkkk, mas sempre na melhor das intenções.

    Seguinte: não achei o arquivo do seu blog e nem um índice.... Eu que conheci seu blog a pouco tempo tenho vontade de ler outras postagens mais antigas, mas fico meio sem orientação, entende???

    Quando vejo alguma coisa que pode melhorar, eu costumo avisar as pessoas que gosto para que fique melhor do que já é. Eu acho que isso é troca construtiva. Gosto quando fazem isso comigo também, ajuda muito.

    Esse link mostra como fazer um índice em Excel super simples http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/11/criando-um-indice-para-seu-blog.html

    É do Gerenciando Blog, aquele blog do meu amigo que falei para vc, lá tem muitaaaaaa coisa boa.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todas as dicas são bem-vindas! a propósito já se encontra no rodapé do blog! bjssss

      Excluir
  3. parcerias são sempre importantes, ainda mais para quem trata o blog como uma empresa assim como eu trato o meu

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esse seu post, mto bom e explicativo. Parabéns pelo blog!

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Que legal, boa sorte e mt sucesso.
    Tô seguindo aqui
    http://moda-nofimdomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Interessante mas muito trabalhoso, se eu soubesse criar um blog onde as propagandas ficassem bonitas como em alguns blogs ai sim, alguns que fazem blogs fazem tão bem que parece que as propagandas fazem parte do blog entende, se unem ao design, muito interessante seu post e gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua iniciativa!! Adorei conhecer mais sobre esse assunto!

    ResponderExcluir
  8. É sempre bom aprender coisas e compartilhar para os outros!
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia JAC, vou começar a fazer isso. Bjusss

    ResponderExcluir
  10. JAC, eu quero muito fazer um blog tenho varias ideias que iram me render ótimas parcerias e muitos leitores, mas estou com duvida por onde começar, principalmente na escolha do provedor,
    qual vc me indica?
    tem o blgspot tem o wix.com e varios outros,

    ql vc indicaria para iniciantes?

    ResponderExcluir
  11. JAC, eu quero muito fazer um blog tenho varias ideias que iram me render ótimas parcerias e muitos leitores, mas estou com duvida por onde começar, principalmente na escolha do provedor,
    qual vc me indica?
    tem o blgspot tem o wix.com e varios outros,

    ql vc indicaria para iniciantes?

    ResponderExcluir
  12. Jac, que saudade, consegui recuperar meu face, esta como deia fargnoli ou no e mail dicasderelacionamento@hotmail.com bjocas

    ResponderExcluir
  13. Adorei suas dicas!!
    Sucesso!!

    www.fashionandmanagement.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Er aque o eu estava procurando , me ajudou muitooo
    agora, como faço para descobrir o e-mail da empresa
    ??
    to te seguindo , se puder me seguir!!

    Bjuss.

    ResponderExcluir
  15. Oi Jac!
    Queria te felicitar pelo post.
    Você foi a primeira blogger que eu encontrei que falou aberta e sinceramente sobre as parcerias para blog!!!
    Eu tenho visto muitos blogs com parcerias e, claro, também gostava de ter uma parceria, receber produtos grátis.... mas ainda sou nova na blogosfera (meu blog só tem 2 anos!) e não sei fazer nem metade das coisas, como banners, bonecos,...
    Fiquei esclarecida com o seu post!
    Obrigado pela ajuda!
    Estou acompanhando o seu trabalho!

    Para quem quiser dar uma olhadinha no meu blog.... fabulouskimino.blogspot.com

    Serão todos/as BEM VINDAS!!!

    Big kiss, Kimino!!!

    ResponderExcluir
  16. salvaste a vida. Já a alguns dias que pesquiso e pesqui, pergunto em blogs, sem resposta, sobre este assunto, achei o teu. muito obrigada pela ajuda. Não conseguia perceber o que estava a fazer de mal, porque nenhuma das empresas me estava a responder aos emails, agora já vou abordar de outra maneira. obrigada mais uma vez. bjs
    http://viciadaemverniz.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ligia estaria interessada em trocar divulgação??

      http://belezanaalma.blogspot.com.br/

      Excluir
  17. poxa valew pelas dicas !!!! adorei

    http://fatofeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. nossa,é muito dificil conseguir parcerias!!

    mas suas dicas foram de grande valia!

    comecei meu blog a dois meses e tenho poucas visitas...

    isso me deixa triste,meu blog é bonito bem escrito,e escrevo dobre beleza, mas realmente ando desanimada!

    o que pode estar errado??

    http://belezanaalma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir