Projeto Mural Varekai




A Rede Circo do Mundo do Brasil é um programa de ação social que reúne 22 entidades em todo o Brasil, desenvolvendo atividades usando a metodologia do circo social, usando ferramentas da arte e do circo, como recursos e meios para uma aproximação e envolvimento de crianças e jovens de classes populares que vivem em situação de risco social e pessoal . 

As ações realizadas em conjunto pelas entidades fortalecem-se a partir de trocas de experiências, energias, sonhos que são incentivados também com o apoio do Cirque du Soleil, que contribui em cursos de formação, e outras ações como esta de trazer crianças e jovens para assistir e conhecer o maior Circo do Mundo! 

Como atividade integrada ao apoio do Cirque du Soleil, outra ação sugere encontros com as artes plásticas, possibilitando contato com artistas que provoquem o pensamento artístico, crítico e criativo na elaboração de uma obra que sirva além de todo potencial de transformação individual, também como suporte para ampliação de Projetos sociais desenvolvidos pelas entidades envolvidas, que após as obras produzidas coletivamente, são colocadas a exposição e venda, tendo o valor arrecadado revertido para os Projetos Sociais das entidades envolvidas. 

Desta forma, A Escola de Circo de Londrina e a Associação Sou Arte de Campo Mourão, ambas participantes da Rede Circo Mundo Brasil, reuniu alguns jovens de suas instituições, juntamente com Paolo Ridolfi renomado Artista Plástico de característica contemporânea para produzir três painéis, que serão expostos e colocados à venda durante esta temporada do Cirque du Soleil em Curitiba. 

Organizou-se esta programação para levarmos nossos alunos (grupo de 06 jovens de idade entre 16 a 25 anos), a terem contato com a ação criativa de um artista plástico reconhecido por sua reflexão e obra. Momento privilegiado para ampliarmos a discussão sobre conceitos e concepções artísticas, como para entender o processo social e artístico contemporâneo que fazemos parte. A Escolha de Paolo Ridolfi se deu por sua vasta produção artística e entendimento do processo criativo e investigativo que o fez ser um dos mais reconhecidos artistas do nosso Paraná, como também por ele gentilmente doar as obras que foram produzidas junto com os alunos. 

Os alunos expondo suas habilidades e talentos em performance livre da arte circense instigaram Paolo à captura “em-passant” materializada na tela, reordenando percepção de profundidade e superfícies no gesto circense e no suporte plástico, conduzindo o movimento invasivo/ reflexivo, marca particular das mais diversas abordagens captadas em um acervo diverso e maduro de uma trajetória de mais de 25 anos de pesquisa e produção artística que Paolo Ridofi possui. 

Os Painéis expostos no Cirque Du Soleil são do artista Paolo Ridolfi, executados com auxilio dos alunos da Associação de Circo de Londrina - ACL e Associação Sou Arte de Campo Mourão – ASA. Ficarão expostas até o final da temporada de Varekai estando a venda, com renda totalmente revertida a projetos Sociais das duas entidades que somam juntas mais de 1.500 crianças e adolescentes atendidas. 


As obras poderão ser negociadas diretamente com a Galeria SIM, que representa o artista e também é parceira nesta atividade. Telefone para contato: 041- 3322-1818 ou diretamente na Alameda Presidente Taunay, 130ª – Curitiba – Pr

Unknown

4 comentários:

  1. mto legal da parte deles ações como essas,um circo que so o espetaculo propriamente dito ,ja ajuda mtas pessoas,gerando emprego e coisas do tipo ,ainda c essas ações .,..mto bacana o blog tbkm ta mto maneiroi..parabéns!!!

    http://aiphodi.wordpress.com/2012/07/04/21/ visita ai

    ResponderExcluir
  2. mto massa,n bastasse o espetaculo propriamente dito ,que ja ajuda mtos gerando emprego e oportunidades,ainda tem projetos como esse,mto bacana... o blog ta beeeem maneiro viu?? parabéns!!!!


    se puder visita http://aiphodi.wordpress.com/2012/07/04/21/

    ResponderExcluir