Toxoplasmose

Como está escrito na Bíblia "Meu povo é destruído porque lhes falta o conhecimento", assim é todo aquele que vai na onda dos que os outros falam, sem saber se tal coisa é certa ou errada. Assim, durante uma conversa que tive com minha amiga Sônia, do blog Look Chique Sim, acabei descobrindo diversas coisas sobre a Toxoplasmose. E fiquei pasma ao ver quanta coisa eu desconhecia e quanta ignorância de diversas pessoas sobre a doença.

Resolvi trazer ao blog um texto já publicado da Sônia para que vocês fiquem inteirados sobre o assunto! Confira:



Talvez poucos tenham ouvido falar dessa doença que chega e vai embora sem lenço e sem documento.

Não foi o meu caso!

Tive aos 24 anos e vivemos unidas eternamente!

Ela passa o tempo todo me dando rasteiras, caio e me levanto!

Passei anos lamentando os problemas que ela me trazia! Hoje a encaro e depois de anos decidi ser amiga dela para me defender. Afinal, dizem que é "melhor o inimigo do teu lado do que longe" para você estar sempre alerta".

Graças a ela já fiz 4 cirúrgias ( correndo riscos de mais) , aos 24 anos fui comunicada que deveria não ter mais filhos (sorte que já tinha sido mãe aos 18 anos) , entrei na Menopausa aos 40 anos, tenho dores de cabeça, tomo umas drogas que são umas drogas toda hora que ela resolve se manifestar, vivo cansada, já tive cinco nódulos, vida social fazendo exames e por aí vai!!!Ainda tenho que agradecer aos meus médicos e minha família de estar viva!


Logo de cara, 80 % das mulheres que tem crônicas (como eu)... são sorteadas de nódulos e se tiver uma Dengue, AIDS, etc e tal...fica mal na fita e a chance de cura é mínima para não dizer que vai para o beleléu.


Enfim, agora vamos algumas informações técnicas!



A Toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados. Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto, bradizoítos contidos em cistos e taquizoítos. O "gato e outros felídeos", que são os hospedeiros definitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução sexuada dos parasitos. Eles ingerem os cistos que estão nos tecidos dos animais homeotérmicos, principalmente dos ratos e pássaros. Após essa ingestão passam a eliminar nas fezes os oocistos não esporulados. No ambiente, através de condições ideais de temperatura, pressão, oxigenação e umidade os oocistos levam de 1 a 5 dias para se esporular e se tornar infectante.

QUAIS OS SINTOMAS DA TOXOPLASMOSE? Febre, calafrios, dores de cabeça, ínguas, dores nos músculos e fadiga. Geralmente chega como se fosse uma gripe. Para um feto os efeitos são críticos! Os resultados podem ser um bebê com retardamento e problemas visuais.

PREVENÇÃO: Não existem exames que detectam se os gatos possuem ou não o protozoário Toxoplasma gondii; As mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos, não ingerir água de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água, ferver freqüentemente e nunca tocá-las por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais também reduz o risco e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada.

 Obs: os maiores transmissores são gatos e pombos!

Sônia muito obrigada pela informação e pela sugestão de post!

Unknown

Um comentário:

  1. Não conhecia tão bem assim essa doença! obrigada por boas informações!!

    ResponderExcluir