E os promonautas são o que mesmo?


Sim, eu sou uma promonauta. Quando comecei com meus blogs, comecei primeiramente me cadastrando nos sites de empresas e solicitando brindes e amostras grátis e com o passar do tempo a participar de sorteios em blogs. Ganhei vários sorteios (parei de contar no 30º), fora os produtos recebidos pelas parcerias e os brindes e amostras. Quem visita meu facebook pode ver os álbuns com as fotos e descrições. Mas ultimamente não tenho participado tanto dos sorteios mas ando muito indignada com as coisas que ando lendo no facebook.

Muitas empresas tem criado perfis nas redes sociais e para ver suas páginas lotadas de pessoas tem promovido diversos sorteios. Mas sabemos que há empresas e empresas. Tem empresas que, pelo seu nome, nem precisa fazer esforço pra receber várias curtidas e ter as suas publicações bem interativas com consumidores ou admiradores. Tem empresas que tem um número "x" de seguidores mas querem mais, muito mais e para isso promovem os sorteios.

Lógico, tem pessoas que participam das promoções porque já conhecem a marca e querem aquele prêmio. Outras pessoas participam somente pelo prêmio. Algumas empresas indignadas chamam os promonautas de caça-prêmios e até de fakes. Ora, e o que as empresas são? Caça-seguidores, suponho. 

Alegam que os promonautas são fakes, que criaram o perfil somente pra participar das promoções. Alegam que quando acessam o perfil da pessoa, esse perfil está fechado e só as promoções e sorteios que esta pessoa participa fica evidenciado no perfil. Ora, EU SOU PROMONAUTA e no meu perfil não tem só as promoções; interajo com meus amigos, com minha família, com seguidores e admiradores do meu blog, com colegas de curso ou profissão e certas coisas só são abertas para meus amigos, como minhas fotos com minha família. Tenho diversos promonautas adicionados no meu perfil e eles não postam só promoções em seus murais. 

Será que ser promonauta é um crime? 

O que me deixa mais indignada diante de tudo isso? Se você promonauta entra numa loja, num restaurante, ou na loja virtual, você é bem recebido, é bem tratado, recebe descontos, passe VIP, depende do lugar uma taça de champagne. Você é tratado como a melhor pessoa do mundo. Mas você não é tratado assim por você mesmo, pela pessoa que é: você é tratado assim porque é um CONSUMIDOR. Posso afirmar que você e eu não somos vistos como pessoas e, sim, como cifrões.


Quer ver o que aconteceu comigo esses dias? Vi no perfil de uma amiga o compartilhamento de uma promoção de uma determinada empresa. Entrei no perfil e fiquei encantada com o que encontrei lá: vi minhas coisas prediletas, coisas que gosto e consumo; não só eu, mas todos aqui de casa. Adicionei o perfil e participei da promoção.

Tive até a oportunidade de conhecer a empresa física e fiquei fascinada pelo local, pela decoração, pelo atendimento, enfim, por tudo. Toda vez que havia um sorteio, eu participava mas não ganhei nenhum sorteio. Normal. Eu participo de vários sorteios e não ganho todos. Só que tive a impressão de que sempre as mesmas pessoas ganhavam - e não tinha sido somente eu a constatar - e indaguei no perfil como era feito o sorteio e dei a sugestão de que o sorteio fosse filmado para que não houvesse dúvidas.

Meu perfil foi excluído. Adicionei novamente e dessa vez fui bloqueada. Tudo bem, ninguém é obrigado a manter ninguém em um perfil de facebook, mas a partir do momento que reclamei e não obtive nenhum comentário da pessoa responsável pelo perfil da empresa, fui excluída e depois bloqueada me faz pensar o que? Que a empresa tem credibilidade?

Na hora a forma que eu tinha para contactar a empresa era mandar minha mensagem de indignação através de outro perfil que tenho no facebook. A pessoa que conversou comigo disse não saber nada sobre o que eu disse e me aconselhou a procurar a gerente da empresa e prestar a minha queixa. Afirmou também que NUNCA excluíram ninguém no facebook. Depois essa mesma pessoa - que não faço a mínima ideia de quem seja, pode ser o dono, a gerente ou qualquer outra pessoa ligada a empresa - disse que eu era um perfil fake, uma caça-prêmios e que o perfil da empresa foi criado para promover sorteios para clientes e não para receber reclamações ou sugestões.

Bom, nem preciso dizer que não frequentarei novamente um lugar desse, mesmo tendo as coisas que eu e minha família gostam lá. Fiquei chateada porque minha presença real - juntamente com meu dinheiro - são bem recebidos, bem tratados, que num lugar desses eu "sirvo" pra alguma coisa, no entanto minha presença virtual não serve.

E como eu tenho presenciado tantas empresas se desfazendo de promonautas, realizando sorteios e não premiando os sorteados e tantas outras coisas, estou aconselhando a todos que denunciem essas páginas/perfis no facebook. Se determinada empresa não quer promonautas nos seus sorteios, que façam de forma fechada, que façam cupons eletrônicos onde quem compra na loja receba um código e com esse código concorra aos prêmios. A partir do momento que se promove um sorteio onde a regra é curtir a página, compartilhar a foto do prêmio já se entende que qualquer pessoa, promonauta ou não, pode participar.

Se você participa de sorteios no facebook e acontecer algo que você acha que foi injusto, faça parte desse grupo no facebook clicando aqui.

Unknown

8 comentários:

  1. eu concordo em numero, genero e grau!

    se nao quer a participacao de promonautas e sim de clientes, que o façam somente mediante cupom fiscal

    fico sempre atenta quando o sorteio nao tem o aplicativo, porque sempre sao muitas participacoes, diferentemente do que acontece em blogs. Alias, com a dinamica das promos no FB as participacoes de sorteios em blogs despencaram :/

    e tem mais sou professore e tambem PROMONAUTA com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  2. concordo totalmente com você! Tenho um perfil no face que uso apenas para promoções, sorteios mas acontece que acabo interagindo com as pessoas que sigo pois sempre postam coisas legais, às vezes coisas pessoais. Sigo tb muitos blogs e sempre que posso, comento os assuntos pois sei que as blogueiras fazem com muito carinho. Nunca tive problemas com sorteios, graças a Deus, as empresas sempre cumpriram com o combinado mas se algum dia fizerem isso comigo, na mesma hora excluo do meu perfil. Parabéns por sua atitude e mesmo quem só tem perfil para promoções deve ser tratados com dignidade!

    ResponderExcluir
  3. Já participei de vários sorteios, ganhei um e fiquei bem feliz. Tem gente que cria perfis fake para participar de promoções e aumentar as chances de ganhar e com isso eu não concordo; tem gente que participa de tudo quanto é sorteio (tenho uma amiga assim no facebook, não é muito legal ver todas as promoções que ela compartilha mas não me incomoda tanto e ela também já ganhou vários). Participo de sorteios quando o prêmio me interessa. Acho que se a empresa faz um sorteio e diz que não pode participar com perfil fake, ok. Mas como assim promonauta (não conhecia essa palavra) não pode participar e ganhar? Promonauta também é gente, uai! Se você acha que a empresa está agindo de má fé tem que reclamar mesmo!
    Espero sua visita: petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus este ano só falta receber algum prêmio de Dezembro . Tive sorte ganhei muitos sorteios! Mas percebo que isso tá virando uma febre, e fico de olho em quem não divulga o ganhador! Esse negócio de não avisar o ganhador pois ele vai ter que ficar de olho no blog por ex acho um absurdo! A vida tá tão corrida e quem quer presentear no mínimo tem que dar o mimo com carinho. Vou dar um tempo de participar de sorteios de blogs ou páginas recém criadas, os sorteios são feito apenas para ter seguidores e curtidas. bj

    ResponderExcluir
  5. Quando a página avisa que promonauta não pode participar, saiu na mesma hora e ponto final, agora algumas colocam essa regra la no meio do regulamento bem escondidinha fazendo todos nós de bobos, isso sim me deixa p. da vida!!

    ResponderExcluir
  6. eu já participei em vários sorteios, tanto no face como em blogs, mas infelizmente ainda não ganhei nenhum. será que me podes adicionar no teu face?

    http://www.facebook.com/ligia.duarte.3154

    ResponderExcluir
  7. Eu sou promonauta sim,participo de muitos sorteios já perdi a conta do que já ganhei através da participação desses mesmos conheci gente maravilhosa,por isso não me preocupo com essas Empresas se me querem ou não.quanto a sorteio em blog eu concordo com a Marquita pois nem sempre a nossa vida corrida nos permite entrar todos os ,dias nos blogs mas para participarmos do sorteio nos os divulgamos então merecemos ser comunicadas,bjks

    ResponderExcluir
  8. Eu tbm sou promonauta e com mto orgulho!!!! Já perdi a conta dos sorteios q ganhei, mas tbm a dos que ganhei e houve fraude, este post descreve mto bem o que penso!

    ResponderExcluir